Quem procura por imóveis normalmente está atento aos anúncios imobiliários, principalmente aos itens localização, preço e condição.
Mas tão importante quanto o preço, é o tamanho do imóvel, e devemos ficar bem atentos para não ter surpresas . As dúvidas normalmente ocorrem devido ao fato dos anúncios não terem um padrão do tamanho. Podemos achar anúncios divulgando o tamanho útil, privativo, real, total, vejamos o exemplo.
Apartamento de 2 dormitórios, 75m2 privativos, ou ainda, apartamento 3 Dormitórios, com area de 115 m2 total, e 2 vagas de garagem.
Para entendermos as diferenças entre as areas anunciadas, vejamos cada uma delas:
Area Privativa = É o tamanho representado da porta para dentro do seu imóvel. O que pouca gente sabe é que no tamanho da área privativa, como por exemplo 75 m2 “privativos” estão incluídas as paredes internas e externas, e isso dá uma grande diferença.
Area Útil = Também chamada por alguns corretores como area de vassoura ou varredura, é o tamanho do imóvel já desconsideradas as paredes. É o que realmente se aproveita do apartamento para móveis e utilização.
Faça um teste: Pegue um folder imobiliário e some as respectivas areas internas dos cômodos, você vai notar a diferença entre útil e privativo. Não se preocupe, você não foi enganado, afinal de contas não dá pra comprar um apartamento sem paredes.
Area Comum = Em um edifício residencial ou condomínio, existem areas que são comuns à todos os moradores como escadas, corredores, hall de entrada, etc. Estas areas são rateadas entre os apartamentos e entram no cálculo da área total real do apartamento.
Area de Garagem = Quando você adquire um apartamento é comum estar vinculado a vaga de garagem. Podem ser 1,2,3 vagas ou mais. A area de garagem é o seu espaço de estacionamento privativo. Existe a área de garagem comum, que são os corredores de acesso a sua vaga. Somadas area de garagem + area comum de garagem, também irão fazer parte do area total real do apartamento.
Area Total Real = É a soma das areas privativas + garagem + comum, ou seja, é efetivamente o que você está comprando. Pegue o valor do seu apartamento, divida pela area total real e você terá o valor do metro quadrado pago.
Dica: Leve sempre em consideração a área útil do seu apartamento na hora de fechar o negócio. Questione o corretor. É o bem estar de sua família que você está adquirindo.
Maiores informações, mande um e-mail para falecom@marciocouto.com.br